segunda-feira, 1 de junho de 2009

Academicismo



O termo academicismo, academismo, arte académica ou realismo académico, denomina um estilo artístico europeu de desenvolvimento entre os séculos XVII e XIX, que pautou pela tentativa de manter com rigor as regras e os cânones formais, estéticos e técnicas do estilo das academias de arte onde muitos dos artistas contemporâneos recebiam a sua formação artística. Já no século XVI começam a surgir as primeiras academias de arte com o objectivo de continuar a tradição dos “grandes” artistas da antiguidade clássica, ensinando as técnicas e “resumindo” o conteúdo estético a regras e normas de representação treinadas pela observação e cópia. Essas associações surgiram inicialmente em Itália (Academia de desenho de Florença), seguindo os mesmos moldes das sociedades de sábios e artistas do início do Renascimento.
História
A origem do nome foi o jardim de Atenas, que era chamado de Academia, onde Platão ministrava suas aulas.

As academias surgem a partir de meados do século XVI e durante esse e o século seguinte começam a surgir em várias capitais européias. Elas eram não só ligadas às artes, mas também à ciência e literatura. Primeiramente, as academias promoveram reuniões para trabalhar e discutir arte. Com o passar do tempo, passam a controlar o ensino artístico e a função do artista na sociedade, estabelecendo seus direitos e deveres. Foram impostas normas e regras para a criação artística e estabelecido um rigoroso currículo com aulas teóricas e práticas. Defendia-se que pintura, a escultura e o desenho deviam se basear na imitação de obras-primas do passado e no estudo idealizado do nu, sendo o desenho considerado mais importante do que a cor.

Outros usos do termo academicismo
A palavra academicismo costuma ser utilizada, de forma pejorativa, para criticar escritores que escrevem utilizando muitos termos técnicos (ou mesmo muitas palavras que poderiam ser perfeitamente substituídas por sinônimos mais conhecidos) em sua redação, tornando a leitura possível apenas para especialistas de alguma área do conhecimento.(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Postado por Manuela

Nenhum comentário:

Postar um comentário